RESUMÃO DE "THE MAN FROM TALLAHASSEE", 13º EPISÓDIO DA TERCEIRA TEMPORADA
(Tem SPOILERS, claro!)
No começo do episódio, vemos Locke numa espécie de escritório de previdência social, passando por uma entrevista para conseguir renovar seu benefício por conta de problemas de saúde. E quando todos pensamos que veremos um Locke paraplégico, descobrimos que o mal em questão é mental: ele sofria de depressão.
Na ilha, Locke, Kate e Sayid assistem perplexos ao comportamento amistoso de Jack diante dos Outros. Rousseau, subitamente, se afasta do trio. E quando Locke vê Jack e Ben se cumprimentando, avalia que a missão deles será difícil demais. Indignada com o comportamento de Jack - que pensa estar drogado -, Kate pensa em entrar na vila dos Outros atirando. Locke observa que Jack é um sujeito equilibrado, e que certamente está agindo daquele jeito por algum bom motivo. O careca sugere então que eles invadam a vila na calada da noite.
Flashback. Em casa, Locke recebe a visita de um rapaz, Peter Talbet, que o procurou para saber informações de Anthony Cooper. Sob o nome de Adam Seward, ele seduziu a mãe de Talbet, que irá se casar com o trambiqueiro; e Talbet resolveu investigá-lo, conseguindo levantar o histórico médico de Cooper e assim chegando até Locke. O careca diz que a doação de rim feita por ele foi anônima, e diz que não pode ajudar Talbet.
Na ilha, o trio põe em prática o plano. Escolhida para invadir a casa de Jack, Kate o flagra na sala tocando piano. Frio, ele pergunta por que ela voltou, e avisa que está sendo filmado. Segundos depois, alguns Outros entram pela casa rendendo Kate e carregando Sayid. Um dos homens pergunta à Sardenta se há alguém mais com eles dois, e ela diz que não.
Enquanto isso, Locke vai até a casa de Ben. Chegando lá ele rende o enigmático líder dos Outros e diz que quer saber onde está o submarino de que Mikhail Bakunin havia falado a ele. Alex vai até o quarto, e Locke a rende. Tom bate na porta, Locke e Alex vão para dentro do armário. De dentro dele, o ex-paraplégico vê Ben ordenar que prendam Sayid e Kate em locais diferentes, para descobrir como eles foram parar lá.
Locke também ouve Ben falar com um tal Richard. E o enfermo líder dos Outros pede para trazer até ele o "homem de Tallahassee". Assim que Richard sai do quarto, Locke pergunta a Ben sobre o tal homem, e ele garante que não se trata de um código. O caçador diz para Ben que quer que Alex vá buscar a bolsa de Sayid, enquanto ele ficará de refém. O enfermo concorda, e manda sua filha fazer o que Locke disse.
De volta ao passado, John Locke vai visitar a floricultura da mãe de Peter Talbet, e lá encontra Anthony Cooper. O careca pede ao pai para que termine o noivado com a mulher - caso contrário, ele mesmo irá contar a verdade para ela. Cooper topa, mas não sem antes perguntar por que Locke resolveu atrapalhar seus planos. Seu filho diz: "Você gosta de fazer com que as pessoas te tomem como um familiar", e também conta ao trambiqueiro sobre Peter Talbet.
No quarto de Ben, o astuto líder dos Outros chega à conclusão de que Locke quer destruir o submarino, e conta ao ex-paraplégico que sabe muito sobre ele, provando isso ao revelar vários fatos de sua vida - entre eles, que ele parou na cadeira de rodas e que sabe como isso aconteceu.
Numa espécie de salão de jogos, Kate recebe a visita de Tom, que na verdade levou Jack. Tom os deixa a sós, e Kate se mostra convencida de que os Outros fizeram algo ao médico. Abalado, Jack confessa a ela que, na verdade, ele fez um acordo com o grupo e que será mandado para fora da ilha no dia seguinte; e antes de ser levado embora por Juliet, diz que voltará à ilha para buscá-la.
De novo no passado, vemos uma dupla de detetives visitando Locke. Eles perguntam sobre Peter Talbet e, depois que o careca tentar mentir, dizendo que nunca o conheceu, afirmam que Talbet está morto.
Quarto de Ben. Enquanto o enfermo parece querer saber mais da recuperação de Locke, e afirma que ele tem medo de sair da ilha por achar que voltará a ser paraplégico fora dela, lá fora, Alex vai buscar a bolsa com Sayid, e o iraquiano, esperto, a chama pelo nome. Intrigada, ela pergunta como ele sabe que ela se chama Alex, e ele responde dizendo que ela tem os olhos da mãe. Alex responde, dizendo que a mãe morreu, e o iraquiano retruca: "Isso é o que eles te disseram". Um Outro bate nele, e podemos ver que a garota ficou intrigada com o que Sayid falou...
Na casa de Ben, ele diz a Locke que, ao explodir o submarino, terá um grave problema com seu povo: como muitos de lá, diferentemente dele, chegaram lá recrutados, é importante que pensem que há um jeito de poderem usar o submarino para sair da ilha, embora isso "seja uma ilusão". Locke afirma que Ben então mente para os Outros, mas o enfermo diz que, na verdade, alguns do seu grupo ainda não estão preparados para um total comprometimento com a ilha - e que Locke, sim, está pronto para isso.
Ben diz que, se Locke não explodir o submarino, irá mostrar ao careca algo incrível: num sentido simbólico, uma espécie de caixa que, uma vez aberta, mostra às pessoas o que elas de fato desejam. E Locke não se seduz com a oferta, dizendo que Ben está mentindo e que não merece estar na ilha...
Alex chega com a mochila, e Locke diz que irá com a garota até o submarino, soltando-a assim que chegarem lá. Ben então conta para o careca sobre o acordo feito com Jack - na manhã do dia seguinte, o médico irá sair da ilha no submarino; e que por isso mesmo não é preciso explodir o veículo pois, depois da anomalia eletromagnética, é possível que o submarino jamais consiga retornar à ilha.
No caminho, Alex diz a Locke que o Ben está manipulando o careca, pois é isso o que ele faz. Eles chegam até o submarino, Locke pede desculpas a Alex e a libera - e no matagal vemos Rousseau observando sua filha com lágrimas nos olhos. Locke entra no submarino com a mochila e faz o que parece ser uma inspeção.
Jack vai até Ben e pede a ele um último favor: deixar que Sayid e Kate sejam libertados. Ben pergunta se o médico não sairia da ilha caso não soltasse os dois, e ele confirma. Então, Ben dá sua palavra a Jack que a Sardenta e o iraquiano serão soltos assim que o médico sair da ilha. Juliet ainda "agradece" a Ben por manter a promessa...
Juliet, Jack e mais Outros chegam até o pier e rendem Locke. O careca pede desculpas ao médico; e quando Jack pergunta o porquê, eles houvem uma explosão na água - e assim o submarino é destruído. Uh-oh...
Flashback novamente. John Locke vai até o apartamento de Anthony Cooper, e lá afirma que ele matou Talbet. O trambiqueiro diz que não, e que na verdade sua noiva terminou com ele porque, depois da perda do filho, precisava de um tempo sozinha. Cooper aponta o telefone para que Locke ligue para a mulher a fim de confirmar a informação; e num instante de distração de Locke, o empurra janela abaixo!!!
Corta para o hospital. Os detetives visitam Locke e o informam que Cooper fugiu dos EUA. Eles saem, e o enfermeiro o põe pela primeira vez na cadeira de rodas. "Você se acostumará", diz ao careca. E, ao se ver pela primeira vez na cadeira, Locke chora demais...
Na ilha, Ben vai visitar Locke, preso. Quem empurra a cadeira de rodas do líder dos Outros é o tal Richard - que descobrimos ser Richard Alpert, o homem que recrutou Juliet para "trabalhar" na ilha! Ben conta que Locke fez exatamente o que ele queria, pois ao destruir o submarino, o poupou de um dilema: se matasse Jack, ficaria em maus lençóis com seu povo por ter desonrado a palavra; e se deixasse o médico ir embora, mostraria que "perdeu" para Jack, podendo parecer fraco aos olhos dos Outros.
Ben então diz que irá mostrar a Locke o que veio de dentro da tal "caixa". Ben então fala da dor que Locke pode ter sentido ao ver que seu pai tentou matá-lo, e afirma que Cooper foi o que o motivou a destruir o submarino, pois assim ele nunca mais o veria novamente. O careca pergunta o que Ben quer afinal; e o líder dos Outros diz que Locke parece ter uma comunhão muito especial com a ilha, tornando-o importante - e que, sendo assim, Ben só quer "ajudá-lo".
Finalmente, Ben e Richard levam Locke a uma porta, e ela é aberta. Locke olha para dentro de uma sala e incrédulo vê Anthony Cooper nela, amordaçado e preso. E diz: "Pai?", encerrando "The Man From Tallahassee".
http://www.lostinlost.globolog.com.br/