Monday, January 24, 2011

Separação do Sudão recebe aval de 99% em referendo

Cerca de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da sua secessão, aponta a apuração oficial do referendo que foi realizado na semana passada.

O site da Comissão do Sudão do Sul para o Referendo já mostra que cerca de 3,64 milhões de pessoas nos 10 Estados do sul votaram pela separação contra apenas 16 mil favoráveis à unidade.

Os números finais oficiais deverão ser divulgados no dia 7 de Fevereiro, se não houver recursos.

Se a secessão se confirmar, o mundo terá um novo país, a partir de 9 de Julho. Este deverá ser também o país mais pobre do planeta.

Realizada entre os dias 9 e 15 de Janeiro, a votação estava prevista nos acordos de paz assinados a 9 de Janeiro de 2005, pretendendo pôr fim a duas décadas de guerra entre o norte e o sul, com um saldo de aproximadamente 2 milhões de mortos.

A eleição só seria dada como válida se 60% da população comparecesse às urnas.

Surpreendentemente, a participação foi de aproximadamente 96%.

As autoridades do sul da nação africana têm-se contido na reacção aos resultados preliminares e alertado os sudaneses contra comemorações antecipadas que poderiam criar tensão com o governo do norte.

Um membro do alto escalão do Partido do Congresso Nacional disse que iria esperar até ao anúncio final. «Mas a expectativa é que o resultado será de secessão», disse.

«O partido está a trabalhar agora nas questões pós-referendo, como a delimitação das fronteiras. Nós estamos a fazer o nosso melhor para nos prepararmos para as consequências da secessão», acrescentou.

O nome da nova nação é uma incógnita. Poderá ser Sudão do Sul ou Kush, nome para uma das primeiras civilizações da região, que apareceu por volta de 1500 a.C.

Copyright Diário Digital 1999/2011 - http://diariodigital.sapo.pt


RESULTADOS

Com mais de metade dos resultados dos dez estados do Sul do Sudão, anunciados, a comissão do referendo continua a juntar os dados que lhe vão chegando e a separação vai registar uma vitória arrasadora.

Com 83,4 por cento dos votos contados no Sul, mais o norte e o estrangeiro, 98,6 por cento votaram na secessão.

Em termos numéricos, às 18h00 horas de hoje os votos de 3.197.038 eleitores tinham sido contabilizados e só 1.4 por cento é que escolheram a separação.

Mesmo no Norte do Sudão, com a contagem completa, 57,6 escolheram a independência contra 42,4 que querem a unidade.

O resultado mais surpreendente foi o dos sulistas a viverem no Darfur: 55 por cento escolheram a unidade.

No Condado de Lafon, na Equatória Oriental, o voto foi 100 por cento para a separação.

Os resultados podem ser seguidos no sítio preparado pela Comissão do Referendo do Sul do Sudão.

http://jirenna.blogspot.com/

No comments: