Monday, January 16, 2023

Sobre Orientadores e Orientandos


Angela Davis, rememorando o ano de 1965:

"Adorno tinha concordado prontamente em orientar minha tese de doutorado. Mas agora eu sentia que, para mim, era impossível permanecer na Alemanha. Dois anos tinham sido suficientes. Marquei uma reunião com Adorno no instituto e expliquei a ele que eu precisava ir para casa. Em minha correspondência com Marcuse, ele já tinha concordado em trabalhar comigo na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), onde aceitara um cargo depois de ser praticamente expulso da Brandeis por motivos políticos. Eu queria continuar meu trabalho acadêmico, mas sabia que não podia fazer isso a menos que estivesse envolvida politicamente. A luta era um nervo vital; nossa única esperança de sobrevivência. Eu estava decidida. A jornada começava".

Angela Davis: uma autobiografia. Tradução: Heci R. Candiani. Boitempo 2021.

No comments: