12 de setembro de 2014
1.
Pra fechar a tampa da noite: a atitude mistificadora adotada por Marina Silva, colocando-se acima das questões concretas do jogo eleitoral, causou uma onda nacional de indignação. É fato e dá pra constatar no cotidiano, conversando com as pessoas. Marina é muito mentirosa, é o que as ruas estão dizendo.
No lado oposto voltou a se manifestar um fenômeno de alta voltagem na história recente do país: a militância do Partido dos Trabalhadores.
A vontade militante dos petistas de se contrapôr ao messianismo sonhático tem gerado uma verdadeira compulsão de postagens nas redes sociais.
Há exageros, mas, nem de longe, o principal que se está dizendo sobre Marina e seu projeto de governo pode ser classificado como calúnia, injúria ou difamação. Esse mi mi mi de campanha está apenas potencializando a desconfiança já bastante disseminada.
É do jogo da vida pública a desconstrução dos candidatos e a tentativa de "levar para o lado pessoal" as críticas ao Programa de Governo do PSB Rede apenas confirma a percepção de que Marina pretende, realmente, se vender como a predestinada que vai solucionar a política através da abolição da política.
O eleitor brasileiro, ao contrário do que pensam alguns, tem se mostrado muito amadurecido e, nem de longe, se identifica com propostas de abolir a política.
2.
LIKE A ROLLING STONE
Caetano Veloso, que apareceu (terça) na propaganda de Marina, não tem dado sorte aos candidatos que apoia. Já pediu votos para Marcelo Freixo (2012), Fernando Gabeira (2010 e 2008) e para a própria Marina (2010). Ninguém se elegeu.
Coluna PAINEL da Folha de São Paulo
(obs.: em 89, Caetano era Brizola)
3.
O DIABO MORA NOS DETALHES
Em menos de duas semanas a coluna Painel da Folha publica dois 'causos' ligando Lula ao vício em álcool. Dia 03, quarta passada, e hoje.
O jornalista responsável toma o cuidado de partir de falas do próprio Lula, que, não é de hoje, faz graça com a 'branquinha', os conhaques e a vida de palanques. A justificativa para transformar o 'causo' em 'notícia', porém, não fica clara.
É bom pra deixar registrado que, ao contrário do que insistem Gianetti da Fonseca e Aécio Neves, a boataria infamante não parte sempre do que eles classificaram, respectivamente, como 'cracolândia' e 'submundo' da internet.
O ponto zero do disse-que-disse sobre a boa vida de playboy e o uso de cocaína de Aécio são a respeitável coluna de Monica Bergamo e uma matéria assinada no Estadão, "Pó parar, governador".
Augusto Nunes, graúdo da VEJA, é outro que adora tirar da cartola o Lula cachaceiro. Sempre como quem 'apenas' quer dar mais sabor à reportagem.
4.
FICA VENDO (título modinha)
Candidatura PSB Rede ganhou hoje dois apoios de peso: Rodrigo Constantino diz que é "hora de poupar Marina de ataques" e Merval Pereira que Aécio "perdeu a capacidade de encarnar a indignação da maioria dos eleitores, que encontraram em Marina Silva essa representante".
Com todo esse peso ainda espera não afundar?...
Submarina Silva.
5.
WITH A LITTLE HELP
O Fernando Morais postou logo cedo, mas a história é muito boa pra não recontar.
O Lauro Jardim, que é uma espécie de Monica Bergamo da VEJA 'noticiou':
"Há resultados de Marina no Nordeste que animam. Ontem, chegou às mãos da cúpula do partido uma pesquisa feita na cidade de Pedra de Fogo, no interior da Paraíba. Dilma e Marina empataram na cidade. A petista caiu cerca de vinte pontos na comparação com o último levantamento. E Marina nunca pisou nem perto da cidade".
O que o colunista não diz, mas o Morais revelou, é que Pedra de Fogo, na Paraíba, não tem nem 30 mil habitantes.
Lauro, muito além do jardim!
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