Sunday, June 30, 2024

30 de junho de 2022

VELOZES & FURIOSOS

O comentário é a alma do negócio na economia das redes sociais. Cada comentário impulsiona novamente o post publicado para a roleta dos feeds de leituras dos amigos.

Sem comentários, o post flopa.

Longa vida aos comentários! 🙌

Mas é aí que aparecem os comentaristas 'velozes' e os comentaristas 'furiosos'.

Os 'velozes' não chegam nem a ler o texto inteiro, já têm algum reparo a fazer. Sempre reparo. Alguma vírgula que faltou, uma informação que, diz o comentário, está imprecisa, etc.

Os 'furiosos', apesar de também serem velocíssimos, capricham é na força do pé que enfiam na porta. A 'imprecisão', para o furioso, é 'mentira'. A 'vírgula', erro de português. O furioso é o plantonista da indignação. Perde o amigo, jamais o esporro.

Os 'furiosos', assim como os 'velozes', amam a 'treta'. Antigamente a gente dizia 'barraqueiros', mas, evidente que essa é uma expressão racista que só serve para estimular o apetite de velozes e furiosos.

'Velozes & Furiosos' formam uma espécie de Corregedoria de Administração da vida alheia, cuidando para que tudo fique 'nos conformes'. As corregedorias, como se sabe, estão submetidas a um órgão superior, a Controladoria Geral da União.

Ou velozes, ou furiosos. Às vezes, ambos. Como a pressa é inimiga da perfeição e, filha do medo, a raiva é mãe da covardia, comentários velozes e/ou furiosos dão, como nos filmes da famosa franquia, horas de ação e violência desprovidas de conteúdo. É a busca pelo pelo no ovo, ou a porrada pura e simples comendo à toa, gerando aquele frenesi imediato, que, como no uso de drogas lícitas, vai exigir novas doses, frequentes, diárias.

O habitat natural dos 'Velozes & Furiosos' é o Twitter. Os hormônios jovens e a ambição empreendedora transformam a talvez rede do Elon Musk numa nau dos insensatos que sobe aos céus e despenca em menos de 15 minutos.

O Facebook tá mais pra Corrida Maluca. O Tik Tok, aquela série Carros, da Pixar. O Instagram, o Salão do Automóvel no Palácio de Convenções do Anhembi.

O ruim mesmo da presença de 'Velozes & Furiosos' é que eles engarrafam o trânsito dos comentários e empurram para o fim da fila as contribuições bacanas dos amigos.

Os comentaristas 'Velozes & Furiosos' buscam sempre garantir para si os primeiros lugares na fila. É assim que haters, spammers e bolsominions ganham a vida, inclusive. Recebem centenas de réplicas e entram na categoria 'mais relevantes' dos comentários nos posts de perfis com grande audiência. Ghosts in the machine.

Um monte de gente legal optou por passar longe dessas highways cheias de buracos. Elas sentem que as redes sociais não levam a lugar nenhum.

No comments: