16 de julho de 2015
É SÓ UM JEITO DE CORPO
Vira e mexe tem gente dizendo que no Facebook as pessoas apresentam problemas com a compreensão de textos. Escreve-se uma coisa, se entende outra, para daí passar a discutir o que não foi dito...
É verdade.
Mas tem também uma questão correlata, bastante séria, que é a falta de traquejo para a leitura de imagens e imagens jorram sem parar aqui na rede, talvez mais que textos.
Na foto com Xandy e Carla Perez no camarim de Montreux, Caetano aparece de cuecas e meia social porque, ou estava para colocar o figurino do show, ou havia acabado de tirá-lo. Pela falta de suor nos cabelos, é quase certa a primeira hipótese.
O camarim, não custa lembrar, é o vestiário dos artistas. 'Flagrar' alguém sem roupa ali é, mais que previsível, quase inevitável. Trata-se, portanto, de um retrato íntimo, mas corriqueiro, do cantor e seus amigos que apareceram de surpresa e que a esposa jogou no ar, aliás, como todos fazemos o tempo inteiro.
Há quem tenha reprovado a underwear 'publicada'. Bem, não existe aí qualquer novidade também: desde sempre os tropicalistas exibem seus corpos. A lista de 'nudes' que os baianos já mandaram não tem fim. Com isso, não se pode negar, contribuíram para a liberação crescente dos costumes no Brasil ao longo dos últimos 45 anos. Em plena segunda década do segundo milênio, botar reparo no Caetano de cuecas não é outra coisa, além da mais pura caretice.
O corpo envelhecido de 'painho', pança protuberante incluída, que, para um homem de 70 anos, só merece elogios, foi tema do ensaio fotográfico de seu último disco, Abraçaço, e lá aparece envolto por inúmeros braços jovens. Pode ser que tenha gente constrangida com isso, mas ele se incluiu fora dessa lista, de caso pensado.
Por fim, as pretensas más companhias. Para essa polêmica Caetano já deu resposta há muitos e muitos anos: "Não há nada mais Z do que um público Classe A".
Publicado originalmente no Facebook.
No comments:
Post a Comment