28 de agosto de 2022
Pelo que a gente vê nas pesquisas, o Ciro Gomes não tem uma base real de eleitores.
Depois de tantos anos candidato, tudo que o ex-ministro consegue é agregar massas residuais que veem nele um avatar provisório.
No momento, por exemplo, uma chusma de playboys meio tarados compra brigas diariamente nas redes em nome do 'Plano de Governo' cirista. Quem vê pensa que é amor sincero... mas, no caso dos playboys, é pura tara.
Ciro, parece, é também a última boia antes do Titanic do capitalismo tardio quebrar ao meio.
Ele funciona a contento como avatar para neoliberais de bom coração, aquele pessoal que vive da nostalgia do tucanato estilo Mario Covas.
São cristãos. Querem o bem de todos. Mas você que lute!
Vendo bem, esse pessoal pegou o Ciro 'pra Cristo'. Ele morre no fim, tá todo mundo consciente disso, mas vale o sacrifício (dele) no caminho da salvação do neoliberal de bom coração.
O cristão não acredita em mudanças estruturais. A transformação cristã é do indivíduo. Acontece na alma. O Frei Betto vende um comunismo cristão, mas é páia dele. Veja se você já viu o Boff pregando esse caô.
Todos somos cristãos, tô sabendo. Afinal, essa é a Civilização Judaico-Cristã. É como a água do peixinho que vive no aquário. Não há um lado de fora.
Mas existe esse constructo do neoliberalismo de bom coração, que, queremos demonstrar, é um tipo de cristandade aplicada, um apego rígido às normas fundantes da sociedade.
O neoliberal, de bom coração ou não, crê que o mundo não é revolucionável. Esse pressuposto universal descompromete o neoliberal das questões do mundo. 'Tudo permanecerá do jeito que tem sido', como o Gil falou.
Na opinião do neoliberal, você é problema seu.
É isso que o Ciro tem a oferecer ao pessoal que vota nele em 2022.
Ele age como se a piroca dele fosse uma varinha de condão. Ao toque mágico de sua virilidade, abóboras tornar-se-ão carruagens e ratinhos, cavalos.
No fundo, espero ter deixado claro, é apenas o velho patriarcalismo rico e branco.
As promessas do Ciro são inexequíveis porque desconsideram a luta política.
E a luta política pressupõe os divergentes.
Qualquer cidadão brasileiro comprometido com o bem comum deveria estar dedicando todas as horas do seu dia por uma vitória em primeiro turno contra Jair Bolsonaro.
Quem se dá ao luxo de não postergar suas preferências eleitorais pra depois da máquina de destruição bolsonarista ter sido derrotada, informa, na prática, que tanto faz.
É a irresponsabilidade que só os privilegiados - de coração - podem praticar.
Voltando ao início, nas urnas, essas pessoas serão resíduo. Ruído. Ciro está nitidamente crescendo pra baixo. As pesquisas indicam que essa será sua pior performance em todos os tempos.
Porém, muito ajuda quem não atrapalha.
No comments:
Post a Comment