Saturday, September 16, 2023

16 de setembro de 2020


Eu tenho tentado adestrar meu algoritmo. Funciona razoável. Oculta uma publicação aqui, dá coraçãozinho prum post ali, emoticon vermelho de raiva acolá, olha num anúncio, clica num anúncio, deleta um anúncio, lê um post, passa reto em outro... os robôs do Facebook observam a gente nos mínimos movimentos. Tipo 'quantos segundos você permanece diante de uma foto'. Não tem nada de aleatório. Eles sempre te oferecem de novo aquilo que, aos 'olhos' deles, te interessou. Nunca o contrário. Por isso dá pra interferir, configurar, ou como eu disse brincando, adestrar o algoritmo, embora num nível muito inferior ao que a gente gostaria. Pois bem, como nem tudo na vida é felicidade, uma das minhas tentativas de adestramento do algoritmo tem sido 100% frustrante. Eu notei que o primeiro comentário a ser mostrado em qualquer post de perfil ou página famosos de Esquerda é sempre de um anônimo de Direita falando uma merda bolsonarista. Se for a Jandira, ou se for o MST, ou o Freixo, a Mídia Ninja, o Ivan Valente, a Dilma, a CUT, o Levante Popular da Juventude, o PT, o Boulos, o Padre Júlio... qualquer um desses perfis ou páginas que têm milhares de seguidores, qualquer um: postou, o comentário 'mais relevante' é invariavelmente de um zé ruela desqualificando o que quer que tenha sido dito no post. Muito esperto, pensei comigo: sempre que isso acontecer, eu bloqueio o minion e, assim, o algoritmo vai passar a me mostrar outras opiniões e não a do tarado fascista de plantão. Não adianta nada. E eu já sei a causa. O comentário do anônimo de Direita falando uma merda bolsonarista é - sempre - o que recebe mais reações e tréplicas. Aí não tem o que discutir com o algoritmo. O comentário que recebe mais reações e tréplicas é o mais 'relevante'. Essa é a métrica da realidade. A inteligência artificial do Zuckerberg tá coberta de razão. O passo seguinte foi entender quem é que está dando tanto cartaz pro reacinha desconhecido. Somos nós, da Esquerda. Às vezes são centenas de 😆s, desmoralizando o que o asno disse, ou o emoticon vermelho de raiva e muitos - muitos - comentários 'lacradores'. Às vezes acontece do minion rebater e com isso multiplicam-se os comentários, as reações e... a relevância do comentário... do minion! Na maior parte dos casos eu observo que o deflagrador da treta nem retorna. Aquilo ali era uma isca, que nem aqueles filmes do Discovery Channel mostrando tubarões sendo alimentados. Dá o que pensar. Não é o mesmo que dizer que quando você fala mal do Bolsonaro ele sempre sai ganhando. Aquele dito popular 'falem mal, mas falem de mim', funciona só até um certo ponto. O Bolsonaro tem a maior visibilidade que um brasileiro pode ter. Ele ocupa a presidência de um país convulsionado. Vai ser o cara mais 'noticiado' qualquer hora do dia, qualquer dia da semana. A única alternativa é lutar contra-hegemonicamente tentando fazer algum (pequeno) estrago na blindagem que o Consórcio Golpista articulou pra ele. Sem isso a 'Verdade' passa a ser o que o (des)governo disser. Outra coisa muito diferente é bater palma pra louco dançar. O anônimo de Direita falando uma merda bolsonarista deixa de existir se for ignorado. Ou melhor, sequer chega a existir. Bolsominions podem e devem ser bloqueados sumariamente. A não ser que nesse jogo de quem fisga quem o 'replicante' de Esquerda esteja, com suas réplicas, em busca dos proverbiais 15 minutos de fama a que todos teríamos direito no futuro do Andy Warhol. É compreensível. Demasiado humanamente compreensível. Mas um tanto suicida.

No comments: