14 de dezembro de 2013
AGARRANDO O PROBLEMA PELAS ORELHAS
Desde a década de 1920, a pobreza na América Latina é mote para vários ensaios e estudos acadêmicos. Diferentes linhas de investigação procuraram dar conta da enormidade dessa chaga social, que perpassa o continente e povoa seus rincões mais profundos. Nesse contexto, na última década, os analistas tiveram sua atenção voltada para uma iniciativa singular e agressiva: o programa Bolsa Família, elaborado pelas últimas gestões do governo brasileiro no combate à pobreza e a seus efeitos imediatos.
O título desta obra, Vozes do Bolsa Família, expõe seu foco e seu maior diferencial: o programa governamental suscita um número crescente de estudos, mas, em praticamente todos eles, não se dá voz aos que recebem o benefício. Sabe-se que o Bolsa Família não pretende ser uma solução para a pobreza ou a fome, e que atua como medida paliativa e emergencial. Mas quais são seus resultados efetivos? Que dizem sobre ele os beneficiários? A partir dessa intervenção imediata no seio do problema, acena-se para novos rumos, insinua-se alguma esperança duradoura?
"Quando lhe perguntamos o que faziam os meninos quando não encontravam nenhum trabalho, respondeu: Ficam aí futurando!". Encontram-se no livro uma infinidade de depoimentos como esse. Análises do presente, projeções para o futuro. Durante anos de viagens e entrevistas, Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani procuraram chegar aos diferentes beneficiários do programa Bolsa Família e ouvi-los. Nesses depoimentos e análises, o leitor poderá observar processos surpreendentes que vêm acontecendo de forma quase silenciosa no país. A mudança das relações de gênero, com a redução da carga de submissão feminina nas famílias beneficiárias, é um exemplo das interessantes constatações deste estudo, as quais vêm a público como importante contribuição para a reflexão e para o debate sobre este tema candente e estreitamente associado à luta contra a pobreza e as desigualdades no país.
💧
Orelha do livro Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania, de Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani, editora Unesp, 2013.
WALQUIRIA DOMINGUES LEÃO REGO é professora titular de Teoria Social do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da Unicamp. É autora de, entre outras obras, Em Busca do Socialismo Democrático (Unicamp, 2001) e A Utopia Federalista: estudo sobre o pensamento político de Tavares Bastos (Ufal, 2002).
ALESSANDRO PINZANI é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Federal de Santa Catarina. É autor, entre outras obras, de Jürgen Habermas (Munique: Beck, 2007 trad. Brasileira: Porto Alegre: Artmed, 2009) e An den Wurzeln moderner Demokratie (Berlim: Akademie, 2009).
No comments:
Post a Comment