Friday, December 22, 2023

22 de dezembro de 2013


Papai Noel, não sou mais criança. Por isso não acredito no senhor. Pero que las hay, las hay.

Sendo assim, queria agradecer, antecipadamente, a energia elétrica que vai manter meu chuveiro funcionando no dia 25 de dezembro e a tubulação que vai levar todas as sobras da ceia que estou combinando com a turma. Véspera de Natal a gente exagera, né?

Agradeço também, desde já, os bueiros bem conservados do meu bairro, já que na época das festas é comum chover forte e aqui, sem entupimentos, fica quase impossível haver qualquer inundação.

Queria agradecer as ruas bem pavimentadas do meu bairro e ao longo de toda a extensão dos inúmeros trajetos que meus amigos percorrerão para chegar aqui.

A iluminação das ruas, para que eles, além de me acharem fácil, cheguem em segurança. Toda a sinalização de trânsito, as rotatórias, os semáforos, as faixas de pedestres, as lombadas, as placas, a numeração das casas.

Agradecer o caminhão de lixo que vai passar, infalível, levando o lixo comum, agradecer a coleta seletiva e os moços da varrição que passam antes e depois. Sem contar as lixeiras "de poste", essa limpeza contribui muito para o ar aprazível que meu bairro possui.

Pr'esses lados tem várias praças, grande parte das ruas é arborizada, se alguém exagerar na comida, vai dar pra dar uma voltinha, que ajuda na digestão.

O policiamento do meu bairro é constante. Os guardas são nossos conhecidos e tomam "café de cortesia" na padaria do Seu Cabral. A padaria fecha um pouquinho mais cedo na véspera de Natal e é nessas horas que a gente entende para que serve aquele adesivo da ROTA que o Seu Cabral cola no vidro da entrada. Os índices de criminalidade são baixíssimos por aqui (apesar da minha paranoia, admito, ser bem alta), e eu sei que, mesmo a festa sendo tarde, a gente vai poder se sentir seguro.

Se faltar qualquer coisa, sempre tem algum lugar 24 horas que dá pra acessar. São pelo menos seis as grandes avenidas que atravessam, desembocam ou se iniciam no meu bairro, isso agiliza. Gelo, por exemplo, é um negócio que sempre falta e precisa transportar rápido.

Quem quiser vir de metrô a estação está a 15 minutos de caminhada. Várias linhas de ônibus estão a até três quadras daqui. Até de bike dá pra chegar. A internet é de fibra ótica, não precisa 3G para ligar pro táxi do aplicativo, e eles vêm rápido, meu endereço está em todos os GPS, o prédio aparece, inclusive, no google street view (super legal!). Falando em conexão, a gente vai poder escolher o som que quiser no youtube. É bom, que não tem risco da seleção ser delícia pra uns e chata insuportável pra outros.

Se, Deus me livre, alguém passar mal sabe quantos hospitais, postos de saúde e farmácias abertas a noite toda tem por aqui?

Por isso, Papai Noel, e por outras muitas coisas, queria agradecer antecipadamente os benefícios públicos que vou poder oferecer aos meus amigos mais esse Natal. Agradeço antecipado pois sei que esses benefícios estarão disponíveis como sempre estiveram ao longo dos meus 51 anos e agradeço por recebê-los de presente, ano após ano, já que ter crescido sob essas condições é resultado exclusivo da mais pura sorte, não tem absolutamente nada a ver com mérito.

Queria pedir, Papai Noel, para que nenhum dos meus convidados, depois de beber, comece a fazer discurso contra as faixas exclusivas, a carga insuportável de impostos, a má qualidade dos serviços, a incompetência da Dilma ou se ponha a elogiar o Joaquim Barbosa e depois erga um brinde pelo Mandela. Mas, isso, Papai Noel, é fantasia infantil minha e eu, como havia dito no início, sei que o senhor não existe.

Atenciosamente,

Irajá

No comments: