Wednesday, December 06, 2023

6 de dezembro de 2018


O AGENTE LARANJA

Já conhecíamos o irmão funcionário fantasma e a Wall do Açaí. Com o aparecimento do motorista, Jair, o deputado, consolida-se como um dos maiores produtores de laranjas da política nacional. O patrimônio do filho Flávio aumentou 432% em 4 anos. O dele próprio 427% em 12 anos. Somados, os imóveis da família ultrapassam 15 milhões. Nada mal para quem, em 1988, entrou para a vereança declarando um Fiat Panorama, uma moto e dois lotes de pouco valor em Resende.

Segundo a Revista Época, 'atualmente, os Bolsonaro controlam um pequeno império no comércio de eletrodomésticos, sapatos e materiais para construção em parte do Vale do Ribeira. Um levantamento feito na Junta Comercial de São Paulo mostra ao menos 19 empresas registradas em oito municípios. As empresas estão em nome de irmãos, da mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, e de quatros sobrinhos'.

'Somando-se o número de filiais espalhadas por um total de 13 municípios, a família Bolsonaro tem pelo menos 30 lojas no Vale do Ribeira'. Patrimônio constituído, vale lembrar, nos últimos 10 ou 15 anos.

Além do cultivo extensivo de vastos laranjais em São Paulo, Jair, laranja de si próprio, na mudança para Brasília cercou-se de militares por todos os lados. Quem manda e quem obedece?

Traidor de seus colaboradores mais próximos, mostrou que sabe descartar o bagaço. Escanteou Malta, rifou o filho Carlos, ignorou Fraga, deu a Levy Fidelix mero cargo de assessor da vice presidência e permite que o pescoço de Lorenzoni esteja sempre a prêmio.

Sumo Laranjão do culto, dedica-se por fim, a reverenciar tudo que remeta aos Estados Unidos da América, cujo presidente, por infeliz coincidência tinge os cabelos de... laranja.

O deputado Jair parece cumprir a função do herbicida que o piloto de avião norte-americano espalhava sobre as florestas na Guerra do Vietnã. Da boca pra fora os ianques pretendiam apenas que as folhas das árvores caíssem. Isso iria impedir os vietcongues de se esconderem, e consequentemente, seria mais fácil capturá-los. O que a população civil descobriu - em médio e longo prazo - foi que, além de derrubar folhas, o composto químico provocava inúmeros outros efeitos: câncer, problemas na pele, enfraquecimento do sistema imunológico e ainda doenças que passaram de geração em geração. Como o produto foi jogado no meio ambiente, fauna, flora, solo e água foram contaminados e comprometidos.

Embora a Guerra do Vietnã tenha ocorrido há quase meio século, em 2009 foi detectado que o 'nível da substância na região estava de 300 a 400 vezes acima do limite tolerável'.

O nome do veneno oferecido aos vietnamitas pelos americanos?

Agente laranja.

Jair Bolsonaro é o nosso agente laranja made in Brazil.

No comments: