Wednesday, January 17, 2024

17 de janeiro de 2013


O CANTO DA SEREIA

Andando por aí no Twitter e no Facebook, parece que o pessoal está surpreso que exista oposição ao Governo. Bem, sempre haverá. Ainda mais porque o resultado das urnas passou muito perto de ser empate!

Oposição é do processo democrático. O que não é do processo democrático é Golpe de Estado. Aliás, é o contrário.

Temos sido, nós brasileiros, vítimas das piores práticas da antipolítica. Antipolítica é o mesmo que dizer violência. E o 'acordo nacional com Supremo com tudo' em 2016 era já violência tanto quanto o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, o Capim Tólio.

Montar o 'maior escândalo de corrupção da História' a partir de denúncias arquitetadas por um notório ladrão, o Bob Jeff, foi também violência.

O lawfare e a prisão do Lula, idem.

A fraude eleitoral de 2018, à base de impulsionamento massivo de WhatsApp financiado por Caixa 2, nem fale!

Agora, o que deveria ser um dos ingredientes indispensáveis da labuta democrática, a oposição, está tudo contaminado pela antipolítica. Fake news a rodo nos esgotos dos aplicativos de mensagem repetem o modus operandi da Grande Mídia, que inventou tríplex, sítio, pedalada, desvios, carros de ouro, etc.

As coisas não se dão por acaso.

Mas nos esgotos dos aplicativos de mensagem as coisas saem do controle de um modo que ainda surpreende, inclusive a Grande Mídia.

Não é o caso, na minha humilde opinião, de combater a antipolítica no campo da antipolítica. Isso seria o mesmo que aceitar o convite da sereia do lodo do cartum da Laerte. Cair na armadilha.

Tampouco se vence a antipolítica com... política. A política é um jogo limpo, por definição. Por isso mesmo, fragilíssima. A antipolítica destrói a política, que passa a ser inútil.

A política só é possível num espaço contido por regras. E o que pode garantir as regras é o império da Lei.

O império da Lei é garantido pela Justiça e pelas forças da Ordem.

Em resumo: as práticas criminosas da suposta oposição ao Governo Lula são um enorme 'caso de polícia' e só assim devem ser tratadas. Desmentir fake news, apesar de inevitável, imprescindível e urgente, é o mesmo que enxugar gelo.

A crise da pós-verdade é mundial. Ou se arrasta os bandidos pros tribunais (que nem o Steve Bannon), ou os bandidos vão continuar levando a melhor.



No comments: