O Beatle Rejeitado
Com seu primeiro LP, os Beatles alcançaram o topo da parada da Record Retailer, posição onde permaneceriam por trinta semanas. Nessa época, os LPs eram apenas uma forma de lucrar mais em cima de um compacto de sucesso, nesse caso, Please Please Me, relançando a canção em meio a um medley de faixas sem brilho que poucos compradores ouviam mais de uma vez. Esse LP em específico se beneficiou da experiência de George Martin como produtor de discos de shows ao vivo: em uma sessão única de treze horas, ele replicou a apresentação dos Beatles no palco do Cavern, com as covers ainda superando em número as canções originais de Lennon & McCartney.
(...) Nesse momento, Martin detinha o controle absoluto sobre o material que os Beatles gravavam. Com a atenção sisuda de um professor, inclusive usando uma gravata das antigas, ele ouvia Paul e John tocarem a mais recente composição deles acompanhados de violões e, quase sempre, mudava o andamento ou invertia as estrofes e o refrão...
No estúdio, os dois compositores exigiam 95% do tempo do produtor. Em algum outro momento, com interesse cada vez menor, Martin pedia para ouvir o solo que George havia trabalhado em sua novíssima guitarra, igualzinha à Gretsch 'Country Gentleman' preta usada por Carl Perkins. Se não gostasse, sentava-se ao piano e de improviso oferecia uma alternativa obrigatória. Anos mais tarde, com grande remorso, ele admitiria: "Sempre fui muito cruel com o George".
9. Sempre fui muito cruel com o George. George Harrison: o Beatle Relutante, Parte 2. © Philip Norman, 2023. Tradução de Henrique Guerra. Editora Belas Letras, 2024.
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