Tuesday, November 05, 2024

O Beatle Ressentido

Em 1954, aos 11 anos, George ganhou uma bolsa de estudos para o Liverpool Institute High School for Boys (...).

O Instituto mostrava o mesmo requinte de escolas públicas como Eton ou Harrow: uniforme de blazers pretos e verdes, gravatas e chapéus, 'mestres' em vez de professores, sempre em trajes acadêmicos, com licença para administrar, em público, castigos com a palmatória.

(...) Uma ideologia em prol dos serviços públicos refletiu-se no seu rol de ex-alunos ilustres na política, ciência e academia e no seu lema latino "Non nobis solum sed toti mundo nati": "Nascemos não só para nós mesmos, mas para o mundo inteiro". E George — que ajudaria a emprestar um novo significado àquelas palavras — detestou o lugar desde o início.

Iain Taylor, egresso da mesma escola primária de George, foi colocado na turma anterior à dele e logo percebeu uma mudança para pior. "Sempre teve uma personalidade despreocupada, mas agora andava quieto e ressentido".

O fato de ter ganhado a bolsa mostrava sua inteligência e perspicácia, e com sua memória excelente não tinha problema para ser aprovado nos exames. mas não suportava qualquer forma de autoridade ou cerceamento. Quase por uma questão de princípios, tirava notas medíocres em todas as matérias, exceto Artes. Mesmo na época das entrevistas para The Beatles Anthology (1994), com muitos outros velhos ressentimentos já amainados, os comentários dele sobre o Instituto continuavam mordazes: "A escuridão começa aí", revela. [imita ordens do professor] 'Venha cá, levante-se, cale a boca, sente-se'... A pior época de minha vida".

(...) A rebeldia nele nunca foi escancarada, mas sempre era visto de boas com gazeteiros e vagabundos na ala isolada do playground, o 'Cantinho dos Fumantes'. Não tinha a idade mínima para ser um fumante dentro da lei, mas logo começou a fumar cigarros sem filtro, dia após dia, um cigarro atrás do outro, a ponto da nicotina manchar seus dedos de um amarelo brilhante. "Andou fumando de novo, Harrison?", foi o comentário sarcástico de um professor, certo dia, após o recreio. "Seus dedos mais parecem faróis Belisha", referindo-se aos faróis para pedestres e suas inconfundíveis lâmpadas amarelas.

💧

1. Cuida bem dele porque ele vai ser especial. George Harrison: o Beatle Relutante, Parte 1. © Philip Norman, 2023. Tradução de Henrique Guerra. Editora Belas Letras, 2024.

Imagem: Belisha Beacon, c1951. © Shirley Markham.

No comments: