18 de agosto de 2016
Na psicanálise há um termo, 'energia desligada', pra ser sincero, eu não sei do que se trata, mas atiça minha imaginação. Chuto que é algo do funcionamento do inconsciente, certa potencialidade que não encontra destino. Tipo uma eletricidade (no sentido figurado) psíquica formando uma corrente que não conecta com a tomada (no sentido figurado) correspondente para lhe dar finalidade. De toda maneira, por certo, trata-se de qualquer coisa que, mesmo 'desligada', ainda é energia, força, potência.
A rede, neste momento, está desligada.
Tudo por aqui parece muito com os mapas do funcionamento do cérebro que a gente vê em programa de televisão, aquelas luzinhas acendendo em resposta a algum estímulo. As áreas são diversas, mas todas intercomunicantes. A web e, principalmente, as redes sociais funcionam sempre por convergência. Em sentido figurado poderíamos falar em 'eco'. Alguém fala e a repetição do que se disse, em forma de compartilhamento, faz o dito se disseminar.
Mas a rede há dias não encontra seus ecos. A energia continua correndo permanentemente, mas está 'desligada'. Engano pensar que os memes da Olimpíada estão cumprindo a função de conectar os pontos no mapa. Tempos áridos esses que estamos vivendo.
Dispendo, há exatos três anos, mais tempo diário do que qualquer bom senso recomendaria observando a rede. É a primeira vez que vejo semelhante 'silêncio', tamanho alheamento.
Minha experiência acumulada não permite dizer se isso tem volta.
Pensando bem, é evidente que sim.
Mas que dá uma aflição, isso dá.
No comments:
Post a Comment